(crédito: ALES)
Vitória Down participa de debate sobre inclusão de pessoas com Síndrome de Down na Assembleia Legislativa do Espirito Santo.
Sabemos que muitos são os desafios quando se fala na inclusão, sobretudo de crianças e adolescentes com Síndrome de Down; e de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de Down.
Em busca de promover medida para ampliar informação sobre a causa, o Deputado Alcântaro Filho recebeu nesta terça (10) a vice-presidente da Associação Vitória Down, Carolina Brancato e o embaixador, Marcel Carone para debaterem sobre barreiras para inserir segmento na sociedade e a importância da comunicação para superar preconceitos.
“Infelizmente são várias as áreas onde têm desafios, não poderia mencionar uma só. As pessoas costumam enxergar mais as limitações e, por conta disso, deixam de olhar para as aptidões. “Tem ainda uma visão da pessoa com síndrome de Down de incapacidade, de focar no que ela não vai poder atingir.” pontuou nossa vice-presidente Carolina Brancato
Na ocasião, onde foram debatidos temas como: Comunicação, Educação, além de levantar a pauta sobre a criação de um cadastro de pessoas com deficiência no Estado. O deputado Alcântaro Filho destacou “Estabelecer um cadastro das pessoas com necessidades especiais, para que nós tenhamos minimamente já a noção daquilo que o poder público precisa enfrentar”.
Com um olhar atento e sensível a causa da Vitória Down, Marcel Carone, nosso embaixador ponderou que “É importante fazer com que a informação chegue na ponta, chegue nas pessoas. Através da comunicação, a gente tem o poder de alcançar as pessoas, alcançar o entendimento das pessoas, alcançar o coração das pessoas e promover uma mudança de cultura e comportamento”.