Curso de recepcionista qualifica 9 jovens com Síndrome de Down assistidos pela Associação Vitória Down e abre portas para o mercado de trabalho para pessoas com deficiência.
A inclusão no mercado de trabalho é a chave para reconhecer o talento e o potencial de cada indivíduo, independentemente das suas diferenças. Desta forma, a Vitória Down, que há 26 anos atende pessoas com Síndrome de Down, sendo base e apoio para toda a família, desenvolveu o programa emprego apoiado para assistidos Vitória Down, e uma das ações deste programa é a qualificação dos assistidos da Associação para a sua entrada no mercado de trabalho.
Com o apoio da empresa Rede Montagens e metodologia de ensino do SENAC, 9 alunos com Síndrome de Down, se formaram, nesta quarta-feira, 11 de dezembro de 2024, no curso de Recepcionista.
Larissa Gantos, psicóloga e coordenadora do Projeto Emprego Apoiado, ressalta “Qualificar, gerar oportunidades e inserir os nossos jovens e adultos com Síndrome de Down no meio corporativo é um trabalho árduo, mas que gera valor, traz autonomia e demonstra, que, a inclusão fortalece o desenvolvimento pessoal e profissional de cada ser humano.”
Desta forma, dentre os aprendizados, divididos em 40 aulas, com duração de 4h, mescladas em aulas teóricas e práticas, os alunos aprenderam sobre Estrutura Organizacional; Funções administrativas e Organizacionais; Tipos e Funções de Documentos; Cadastro de Clientes e Fornecedores; Etiqueta Social e Imagem Pessoal.
Durante a trajetória de aprendizado, que teve um total de 160 horas, o Plano de ensino do Senac foi mantido nas aulas e atividades educativas, somente a abordagem e aplicação do conteúdo adaptada para os 9 alunos com Síndrome de Down.
“A inclusão no mercado de trabalho é um passo fundamental para a construção de um futuro mais justo, onde todos têm a chance de brilhar e contribuir para o sucesso coletivo; e pessoas com Síndrome de Down possuem talentos únicos e habilidades que, quando valorizadas, podem enriquecer o ambiente corporativo, promover a inovação e criar uma cultura de respeito e empatia, e isso nós da Vitória Down vivenciamos diariamente em nossa Sede.” Destaca Yuri Braian, assessor de comunicação da Associação.