O Projeto Diversão e Arte oportuniza acesso à cultura e desenvolvimento cognitivo, fortalecendo a autonomia e a arte como vetor de inclusão social para pessoas com síndrome de Down.
Através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, tendo como patrocinadores, as empresas: Perfilados Rio Doce, Banestes, RDG Aços do Brasil e VIMINAS, a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down, oferta 90 vagas para oficinas de artesanato, dança e canto-coral para pessoas com síndrome de Down.
As oficinas, ministradas na sede da Associação, localizada em bairro República – Vitória, serão gratuitas, com duração de 11 meses. As inscrições, que se iniciaram no dia 06 de janeiro de 2025, permanecerão abertas até o preenchimento total das vagas e podem ser realizadas através do whatsapp do Serviço Social da Associação: 27 99226-9230.
Yuri Braian, assessor de comunicação da Associação, destaque que “A cultura como meio de inclusão social e mecanismo em prol da garantia de diretos e autonomia para pessoas com síndrome de Down torna-se uma ferramenta assertiva para a integração e visibilidade de toda uma sociedade inclusiva “
As oficinas de artesanato, dança e canto coral visam fortalecer os vínculos sociais, através do desenvolvimento da autonomia e da criatividade, da coordenação motora geral, trabalhando as habilidades como equilíbrio, postura corporal e condicionamento físico, além de desenvolver, também, práticas sonoras (cantar, falar e ouvir) respeitando as particularidades de cada um e trabalhando a reconstrução permanente, sempre pautada na direção da expansividade emocional, sensorial e cognitiva.
“As oficinas ofertadas ajudam a transformar a cultura em um meio de inclusão e, ao mesmo tempo, proporcionam uma nova maneira de ver as pessoas com síndrome de Down, os tornando protagonistas da autonomia e criatividade, potencializando suas habilidades e talentos próprios.” Pontua Giovana Cadaval, assistente social da Associação.