Vitória Down participa de lançamento do Portal da Rede Buriti-SD, a primeira rede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em síndrome de Down (SD) do Brasil

A Rede Buriti-SD é a primeira rede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em Síndrome de Down do Brasil, tendo como missão integrar diferentes entidades, como universidades, sociedade civil e instituições públicas, para avançar nas ações que promovam a conscientização e o aumento da observação sobre a síndrome de Down

Com um enfoque em inovação, a Rede, busca gerar conhecimento e criar soluções que melhorem as condições de vida, saúde, educação e cidadania das pessoas com síndrome de Down, e no ultimo dia 19 de fevereiro de 2025, realizou, na Cidade de São Paulo, no restaurante Dalva e Dito, do renomado chef Alex Atala, o lançamento do seu Portal.

Dr. Orestes Forlenza, Professor e Coordenador do Projeto Rede Buriti-SD, destaca a importância do investimento em pesquisas, pontuando “Acreditamos que toda pesquisa, sobretudo aquela financiada com recursos públicos, deve ter como meta causar um impacto positivo na sociedade – seja sob a forma de um produto, de um novo serviço ou o próprio conhecimento. Portanto, este canal de comunicação entre os pesquisadores e a sociedade deve ser permanente, transparente, claro e informativo; e, idealmente, deve ocorrer em tempo real. Esse foi o nosso objetivo ao criar um portal sofisticado, atraente, fácil de operar e em linguagem acessível. Quero destacar também que, nesse processo criativo, tivemos a participação de pessoas com síndrome de Down, que contribuíram para a criação da nossa identidade visual.”

Carolina Brancato, vice-presidente da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com síndrome de Down do Espirito Santo, faz parte do núcleo da Rede e esteve presente no evento representando a Associação e todos aqueles que atuam em prol da inclusão socia, garantia de direitos e autonomia de pessoas com síndrome de Down do estado do Espirito Santo. 

“O nosso maior compromisso é fazer com que a autonomia seja algo concreto em nossa sociedade. Sabemos dos diversos obstáculos que as pessoas com deficiência ainda enfrentam. Entendendo esses desafios, a rede Buriti-SD surge com um papel primordial em prol de melhorar o acesso da população com síndrome de Down a serviços essenciais de nossa sociedade, como saúde, educação, inovação, propondo a melhoria na influência de políticas públicas e fomentando o impacto social.“ Pontua Carolina Brancato, vice-presidente da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com síndrome de Down do Espirito Santo.

 

Sobre a Rede Buriti-SD 

A Rede Buriti-SD é a primeira rede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em Síndrome de Down do Brasil. A rede tem como missão integrar diferentes entidades, como universidades, sociedade civil e instituições públicas, para avançar nas ações que promovam a conscientização e o aumento da observação sobre a síndrome de Down. Com um enfoque em inovação, a rede busca gerar conhecimento e criar soluções que melhorem as condições de vida, saúde, educação e cidadania das pessoas com síndrome de Down. Entre os seus objetivos estão a criação da Coorte Brasileira de Pessoas com Síndrome de Down, um Biobanco Nacional, uma Base de Dados de Larga Escala e o Observatório em Saúde para a Síndrome de Down, com impacto tanto no desenvolvimento científico quanto na elaboração de políticas públicas para a população com síndrome de Down.

 

Uma noite de celebração, inovação e reflexão, com foco na inclusão e na importância de unir diferentes setores da sociedade para promover mudanças significativas.

 

 

Yuri Braian – Assessor de comunicação
Assessoria de comunicação Vitória Down
Fale conosco: 27 99286-6127

Leia Mais