O trabalho exitoso realizado na Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo (Vitória Down) será representado na sede das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos. A associação fará parte de uma comitiva da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) e será a única representante do estado e uma das poucas do Brasil na 14ª Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down, que acontecerá no próximo dia 21 de março.
O maior evento mundial sobre a causa das pessoas com T21 (Trissomia 21) terá como tema “Melhore Nossos Sistemas de Apoio” (em tradução livre do inglês “Improve Our Support Systems”). Durante a conferência, autodefensores e especialistas discutirão como aprimorar os sistemas de apoio e garantir mais inclusão para pessoas com síndrome de Down e outras deficiências. O evento também será um espaço para reivindicar mudanças que promovam a inclusão social.
A delegação da Vitória Down será formada pelo autodefensor e diretor institucional da Associação, Renato Sophia, a presidente Lisley Sophia, a diretora Daniela Rosa e o embaixador Marcel Carone. “Todos nós temos o direito de receber apoio, ter escolhas, autonomia e respeito. O dia 21 de março é uma data para reforçar a importância da inclusão das pessoas com síndrome de Down na sociedade”, destaca Renato.
Pessoas com síndrome de Down precisam de apoio para viver e ser incluídas na comunidade, como todos os outros, pois o apoio é um direito humano fundamental, sendo fonte em tornar outros direitos possíveis, e a 14ª Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down, torna-se palco mundial para debater as necessidades de pessoas com síndrome de Down de todo o mundo.
Marcel Carone, embaixador da Associação pontua, “Ser embaixador da Vitória Down, promovendo a inclusão no Espírito Santo e em todo o Brasil, transformou profundamente minha vida. Essa jornada me ensinou a enxergar e me relacionar com as pessoas com deficiência com uma perspectiva completamente nova. É uma experiência tão marcante e enriquecedora que desejo, de coração, que todos possam vivenciar”.
Sobre a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down: A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) tem 30 anos de existência e é composta por 52 organizações presentes em todas as regiões brasileiras, vinculadas à defesa da pessoa com Síndrome de Down, deficiência intelectual e outras deficiências
Com a participação da Federação, o Brasil liderou em 2011 a resolução que tornou 21/3 o Dia Internacional da Síndrome de Down. A partir desta vitória, a data tem sido lembrada e usada para promover a inclusão das pessoas com deficiência em todo mundo com crescente êxito.