Programa de Vida Adulta

A partir do aumento da qualidade e expectativa de vida das pessoas com T21, principalmente devido aos avanços na atenção das cardiopatias congênitas e saúde em geral, se faz necessário o estudo do envelhecimento saudável para as pessoas com esta condição genética, o qual começa precocemente devido às alterações produzidas pela presença do cromossomo 21 extra. Existe uma carência de estudos e embasamentos anteriores, o que requer a necessidade de atualização e busca para que os adultos maiores conservem sua autonomia, bem estar e inclusão social. Citando o Dr Gonzalo Berzosa, devemos garantir que não sejam agregados anos a vida e sim vida aos anos.

Autodefensoria

O trabalho de autodefensoria na Vitória Down acontece com jovens e adultos que se reúnem para dialogar sobre a defesa de seus direitos e os direitos do grupo ao qual pertencem.

Neste grupo temos integrantes que participam de movimentos de autodefensoria a nível nacional e regional promovidos pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD).

Vitória Down, crianças a partir de 4 anos, participam de atividades físicas orientadas pelos seus profissionais. 

Com isso, formamos um grupo de autodefensores consolidado e participativo nas ações de luta por direitos da pessoa com síndrome de Down, potencializando o desenvolvimento dos mesmos frente a sua realidade, ampliando sua possibilidade de atuação de modo a influenciar o cotidiano de sua família, da comunidade e da sociedade.

Autodefensor Nacional: Renato Sophia Nunes Dias

Autodefensores Região Sudeste: Felipe Ribeiro Lima, Daniela Frigeri Campos e Anna Luisa Manni

Emprego Apoiado

O emprego/ocupação é parte importante da autonomia na vida adulta e a Vitória Down tem um programa que trabalha esse aspecto pela metodologia do Emprego Apoiado, que centra seus esforços na empregabilidade deste público demandando a eles funções específicas de acordo com a área da empresa. 

Realizamos o acompanhamento desses usuários junto às empresas promovendo o desenvolvimento da autonomia e a aquisição e/ou aperfeiçoamento de novas habilidades ao longo do trabalho por ele(a) realizado na empresa, sendo parte importante do seu processo de formação profissional.

Oficina de Desenvolvimento de Habilidades para o Trabalho

Trabalhamos com os jovens e adultos as habilidades necessárias para que o dia a dia no ambiente de trabalho seja o mais harmonioso e produtivo, como tomada de decisão, autoconhecimento, autocontrole, autoestima, comprometimento, comunicação, condutas éticas, confiança, cooperação, criatividade, liderança, motivação e negociação.

30+

O grupo 30+ foi desenvolvido para pessoas com síndrome de Down com idade acima de 30 anos visando oferecer atividades para as demandas deste grupo. Na Trissomia do Cromossomo 21 (síndrome de Down) temos o envelhecimento precoce e, consequentemente, a presença de condições de saúde advindas desse processo. Ademais, os adultos e idosos com síndrome de Down podem apresentar menor envolvimento em atividades rotineiras e diminuição nas relações sociais. O grupo 30+ é composto por oficinas que tem como objetivos principais favorecer a interação social, promover a estimulação física e cognitiva, estimular a manutenção nas atividades diárias e o envolvimento em atividades de lazer.

Orientação com Famílias

A orientação e acompanhamento às famílias ao longo de todas as fases da vida do filho com T21 se faz fundamental, já que a cada idade, surgem diferentes circunstâncias, dúvidas e preocupações, a maioria das vezes relacionadas a vulnerabilidade que implica ter um membro com deficiência. As informações e encaminhamentos, realizados pela equipe multiprofissional, contribuem também para fortalecer o senso de pertencimento ao movimento associativo e a luta pela inclusão social, diminuindo o isolamento e frustração frente às barreiras que impedem uma inclusão social. Além disso, durante as orientações e grupos de convivência, as famílias estreitam laços de amizade e apoio mútuo, o que contribui para o compartilhamento de outros desafios familiares, que com certeza acabam repercutindo nos cuidados com o filho com T21.